Jovens do FC Bajos de Mena se encontraram com o ex-jogador nacional chileno Humberto “Chita” Cruz

Em uma instância que contou com a presença de pais, amigos e jogadores do clube, o ex-selecionado contou histórias de vida e da sua experiência no futebol profissional. Os jovens jogadores de futebol ouviram atentamente suas experiências e conselhos, recebendo um novo impulso para seu próximo torneio, o Campeonato Municipal de Puente Alto, em Santiago do Chile.

“Assistindo aquele jogo Chile-Argentina, sentado no velódromo do Estádio Nacional, eu disse ‘uma hora eu vou jogar aqui’. Eu tinha oito anos de idade.» Com estas palavras, Humberto “Chita” Cruz iniciou a sua palestra motivacional para os selecionados do clube do FC Bajos de Mena. O ex-jogador profissional de futebol, que participou de duas Copas do Mundo, compartilhou sua experiência e história com jovens de 15 a 18 anos e suas famílias em um dia no estádio Santa Elvira em Puente Alto, em Santiago do Chile, no qual ele respondeu a todos os tipos de pergunta.

Histórias de infância, como foi jogar a Copa do Mundo de 1962 no Chile, seu jogador preferido, e sua melhor e pior temporada foram apenas algumas das perguntas que o jogador recebeu de jovens, familiares e amigos que ouviram atentamente suas experiências. A conhecida anedota de quando Cruz baixou as calças de Pelé em meio a um amistoso no Maracanã fez as pessoas rirem, mas o que mais emocionou os jovens foi o espírito de superação que o ex de Colo Colo transmitiu durante o dia.

Isso foi confirmado por um dos jovens participantes, Maximiliano Jiménez, de 17 anos. “Ele teve que trabalhar muito e percebi que preciso dar mais do que estou dando no momento para ficar como ele (…) Preciso melhorar minha motivação e participação para poder chegar onde quero. »

Já Sebastián Zapata (17), defesa-central da equipe, destacou que Cruz, apesar de baixinho, conseguiu se destacar no futebol: “Sempre lhe disseram que não, e mesmo assim nunca desistiu. Nós também não temos que desistir», explicou.

Desta forma, o treinador da categoria sub 17 do FC Bajos de Mena, Luis Moris, também valorizou a visita. «Isto faz parte do plano de trabalho que temos no FC Bajos de Mena em que trazemos pessoas ligadas ao futebol, jogadores, árbitros ou pessoas que se dedicam à administração para que os meninos recebam mais informação e conheçam outras experiências», explicou Moris e acrescentou “isso faz parte do trabalho em conjunto com a CMPC. O que queremos é dar valores esportivos, culturais e sociais a esses meninos e, principalmente, que sejam íntegros e tenham ferramentas para avançar na vida”.

“Foi um dia extraordinário, estamos muito felizes. Tenho certeza que haverá muitos outros jogos como este», concluiu Moris, que destacou que sua aspiração é que alguém da Geração de Ouro do futebol chileno, como Alexis Sánchez ou Arturo Vidal, visite os meninos de Bajos de Mena na próxima oportunidade.

Enquanto isso, a líder de vinculação da Região Metropolitana da CMPC, Pía Fernández, destacou que a empresa acredita firmemente no projeto que o FC Bajos de Mena oferece aos jovens do município. “A visita de Humberto Cruz soma-se à de Luis Jiménez, em março de 2022, e foi um sucesso.

Com isso, mais uma vez, vemos que se os jovens de Bajos de Mena se dedicarem a isso, terão um futuro brilhante. Eles prestaram a atenção, ficaram interessados e conversaram de perto com o ex-jogador. Ficamos felizes em contribuir para que essas oportunidades aconteçam e esperamos que venham outras mais”, afirmou.

Por sua vez, Cruz finalizou com um último conselho para os jovens: “Cabe a você cuidar de si mesmo, respeitar seus semelhantes e ser um exemplo. Espero que os meus conselhos os ajudem a serem bons pais, bons jogadores, bons conselheiros e se forem empresários melhor ainda, para poderem levar os amigos do bairro para o trabalho”.

Foi em novembro de 2021 que nasceu o Clube Esportivo Social e Cultural Bajos de Mena ou FC Bajos de Mena com o objetivo de incentivar o esporte e a vida ao ar livre para jovens entre os 14 e os 18 anos. Já disputaram seu primeiro torneio internacional na Bolívia no ano passado e atualmente os selecionados se preparam para o Campeonato Municipal de Puente Alto que começará no sábado, 17 de junho.

 

 

NOTICIAS RELACIONADAS